top of page
Buscar
  • Foto do escritorPousada Canto do Dado

Itamambuca, a praia de Ubatuba que pode se tornar uma Reserva de Surf


Inspirado no programa Mundial criado pela "Save The Waves Coalition", o Brasil já deu início ao projeto que dará a determinados locais o título Nacional de Reserva de Surf.

Nos últimos dias, aconteceu em Santa Catarina, na Guarda do Embaú, a entrega do título de Reserva Mundial de Surfe, reconhecimento esperado por mais de três anos, mas que finalmente chegou e deixou todos muito animados.

Neste evento participaram também representantes da sociedade civil de Ubatuba, Adnil “Dado” Villas Boas, 50, e Felipe Ormundo, 31, ambos surfistas, empresários e moradores de Ubatuba, além do estudante e também surfista Guilherme Villas Boas, 19, que representaram o município na ocasião em que foram entregues as honras inerentes ao novo título da Guarda.

A onda da Guarda é considerada por muitos como uma das melhores do Brasil, além disso a praia está situada nas adjacências do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de Santa Catarina e possui o Rio da Madre, que confere ao local beleza ímpar.

Assim como no caso da Guarda, Itamambuca possui características semelhantes, já que também está muito próxima ao Parque Estadual da Serra do Mar e possui o rio Itamambuca, que deságua no canto direito da praia.

“Vamos trabalhar para que Itamambuca conquiste ambos selos, nacional e mundial. Porém, acreditamos que seja mais viável inicialmente a proposta brasileira”, explica Felipe.

Veja que são os quatro critérios que determinam se um local tem ou não o potencial para ser uma Reserva de Surfe.

  1. Qualidade e consistência das ondas

  2. Riqueza e fragilidade ambiental

  3. Relevância para cultura e história do surfe

  4. Apoio da comunidade local

O Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS) é uma iniciativa dos institutos Aprender e Ecosurf e apoio do Instituto Linha D’água e Fundação SOS Mata Atlântica.

Quer saber mais? Leia a matéria na íntegra escrita por Janaína Pedroso e publicada pelo Portal Surf Cam.

Acesse: https://www.portalsurfcam.com.br/noticias/praia-de-itamambuca-em-ubatuba-pode-se-tornar-reserva-de-surfe.html

296 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page